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Educação Oceânica & Ecologia Profunda (Cethums)

  • Foto do escritor: Valeria Fernandes
    Valeria Fernandes
  • 27 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2021



“O cuidado flui naturalmente se o “eu” é ampliando e aprofundado de modo que a proteção da natureza livre seja sentida e concebida como a proteção de nós mesmos”.

Arne Naess





A Educação Emocional Ecológica (E.E.E) é uma proposta pedagógica e terapêutica desenvolvida por Dinorah Lares Bigott, inspirada no mundo oceânico-cetáceo e na relação do ser humano com a água, para desenvolvermos uma consciência ecológica que integre o ser humano e suas atividades ao meio ambiente de maneira sustentável, é necessário desenvolvermos habilidades mais complexas, intrínsecas e profundas em nosso relacionamento com as fontes de vida das quais depende a nossa sobrevivência como humanidade.



A Educação Emocional Ecológica segue uma linha de ação que vai além do desenvolvimento da Inteligência Emocional, parte importante da capacidade do cérebro humano estabelecer vínculos emocionais e sociais em seus relacionamentos. A E.E.E. parte do aprendizado consigo mesmo, de uma capacidade inata de voltar-se para si mesmo, de buscar uma convivência interna, uma compreensão do que ecoa, ressoa dentro de nós, em nossa alma, para expressar-se fora, no meio ambiente. A autodescoberta promove a transformação pessoal que fundamenta a ação consciente no mundo.


“A Educação Emocional Ecológica, distinta da Educação da Inteligência Emocional, não é somente um caminho para a aquisição de capacidades; mas também uma educação para a integração, onde o mestre e o aprendiz são os mesmos”. Dinorah Lares Bigott


Enfatiza:

1. O desenvolvimento da autoconsciência para conhecer, compreender, sentir e refletir sobre as coisas que acontecem em nosso interior e, desde aí, atuar mais conscientemente.

2. O desenvolvimento das competências emocionais, que nos aproxima como sociedade, a uma compreensão ecológica emocional do mundo, mais ampla, afetiva, integradora e colaborativa.

3. A reflexão sobre o impacto que tem nossas emoções e pensamentos em nossa vida, tanto a nível individual como global.

4. A motivação de ações concretas e responsáveis que contribuam ao cuidado das relações através da educação e gestão ecológica de nossas emoções.


O E.E.E. desenvolvido por Dinorah L. Bigott é baseado no Sistema de InterComunicação A.B.O®Arte Biomovimento Oceânico e na visão pedagógica integrativa do ser humano como parte da natureza e da vida no planeta.



BASES DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL ECOLÓGICA:


RELAÇÃO COMIGO MESMO – INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

RELAÇÃO COM OS DEMAIS – INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL

RELAÇÃO COM O MUNDO E O PLANETA – INTELIGÊNCIA EXTRAPESSOAL

RELAÇÃO COM O UNIVERSO – INTELIGÊNCIA TRANSPESSOAL


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