Constelação Familiar - parte I
- Valeria Fernandes
- 11 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

As Constelações Familiares são um método de terapia breve, desenvolvido pelo filósofo, teólogo e psicanalista alemão conhecido como Bert Hellinger, ao longo de toda sua vida profissional e como terapeuta e observador dos relacionamentos humanos, seus conflitos e acontecimentos, basicamente a partir do núcleo ou sistema das relações familiares.
Nascido em 1925, entre as duas Guerras Mundiais, tornou-se membro de uma organização missionária católica, logo após a guerra, e foi enviado como missionário para atuar entre os Zulus, uma tribo nativa da África do Sul, por 16 anos. Foi neste período, que Hellinger percebeu aspectos e maneiras muito peculiares e naturais daquele povo, enquanto eles resolviam questões e conflitos dentro dos grupos familiares e na comunidade de forma simples e direta. Após esta experiência, voltou para a Alemanha e começou a desenvolver uma metodologia própria como psicoterapeuta, nas dinâmicas de grupo e outras técnicas com as quais atuava.
A princípio, chamada de Terapia Breve de Constelações Familiares, hoje também é conhecida como Constelações Sistêmicas por ser uma metodologia reconhecida e praticada em vários países e em inúmeras áreas, aplicadas também a questões empresariais, organizacionais, jurídicas ou questões de saúde, com muita eficácia.
Bert Hellinger, propôs uma abordagem terapêutica mais ampla e profunda, um olhar para o grupo familiar como um sistema ou fenômeno particular e abrangente que transcende e instiga nossa compreensão racional, linear ou teórica sobre como nos relacionamos uns com os outros, na família, no trabalho, na sociedade e conosco também.
Anton "Suitbert" Hellinger, faleceu no dia 19 de setembro de 2019, deixando um legado de sabedoria, amor e para o desenvolvimento da consciência na área de psicoterapia, pedagogia e relações humanas. Formou milhares de terapeutas e facilitadores de diferentes países e etnias, profissionais de todas as áreas, influenciando e transformando padrões e liberando o pensamento de preconceitos e crenças limitantes.
Seus livros mais lidos, em português:
As Ordens do Amor, um guia para o trabalho com as Constelações Familiares
Constelações Familiares: o Reconhecimento das Ordens do Amor
Para que o Amor dê Certo: o Trabalho Terapêutico de Bert Hellinger com Casais
No Centro Sentimos Leveza: Conferências e Histórias
A Simetria Oculta do Amor
E muitos outros ...
Comments